Bus Vitivinícola: O ônibus das vinícolas em Mendoza.

Um dos passeios que nós fizemos em Mendoza foi no Bus Vitivinícola, que é uma ótima opção para quem quer degustar vinhos e visitar as vinícolas da região de Lujan de Cuyo, Maipú e Valle de Uco, mas sem se preocupar em ter que dirigir depois.

O esquema é o seguinte você pode pegar o ônibus de manhã e fazer o passeio pelo dia inteiro parando em 4 vinícolas, no sistema Hop on & Hop off, com opção para o almoço numa vinícola (por conta do passageiro) ou você pode fazer um passeio que dura metade do dia parando em apenas 2 vinícolas, e foi justamente esse que a gente fez.

Vista da Vinícola Otaviano

Nós pegamos o ônibus logo depois do almoço e visitamos duas vinícolas. Uma pequena, que inclusive é de investidores brasileiros, a Otaviano e outra bem maior que se chama Terrazas de Los Andes e, cá entre nós, tem um tour beeem mais interessante.

Olha quem está de olho no vinho!

Em cada visita é feito um tour básico pela vinícola mostrando a produção, o armazenamento e contando história dos principais vinhos e do próprio lugar. Ao final da visita guiada é oferecida uma degustação de quatro tipos diferentes de vinhos, com a orientação do guia, e depois seguimos para a lojinha da vinícola para quem quiser comprar um vinho para tomar depois ou algum mimo.

Armazenamento de vinhos da Terraza de Los Andes

O Bus Vitivinícola tem um guia bilíngüe que ajuda os passageiros a montarem o itinerário de visitas às vinícolas, dando a sugestão das que mais se adaptam ao interesse do passageiro e a disponibilidade do dia. Decidido o roteiro, cada um escolhe e paga, na própria vinícola, a degustação que tem interesse (no site do Bus Vitivinícola tem a relação dos preços e da disponibilidade das visitas, de acordo com os dias da semana).

No nosso caso, o tempo foi pouco porque optamos pelo passeio da tarde, pois estávamos com a Olivia e um passeio de um dia inteiro em vinícolas seria muito cansativo e chato para ela né? Além de desgastante para a gente. Mas nós gostamos bastante da Terraza de Los Andes! Já a Otaviano possui uma vista linda para Cordilheira porém é bem pequena e, honestamente, menos interessante.

Degustação de vinho na Terraza de Los Andes

A minha avaliação do passeio é que vale a pena para se ter uma visão geral das vinícolas, já que é complicado visitar todas. Porém, é bom ressaltar que são feitos tours básicos, nada muito elaborado como foi a Experiência Alta Gama da Vinícola Norton. Em contrapartida, ter a oportunidade de visitar diferentes vinícolas sem se preocupar em beber e dirigir, se seu taxista está lhe passando a perna (aconteceu conosco em outro passeio) ou tentando se entender com o GPS no meio de tantas estradinhas, é realmente tudo de bom e quem teve essa ideia mandou muito bem. 🙂

 

*O Ziga da Zuca fez esse passeio em parceria com o Bus Vitivinícola, mas nossa opinião segue isenta.

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

11 Comments

  1. Muito interessante esse Bus Vitivinícola! Não costumo fazer tours relacionados com vinho onde quer que vou (algumas amigas sim que o fazem), mas conhecer alguma das caves de vinho mais importantes do país para onde viajas é sempre interessante!

    Post a Reply
  2. Ótima ideia! Um tour de ônibus e não precisar dirigir depois de provar bebida com álcool. Achei bem legal e não conhecia este tour. Apesar de eu não beber, acho legal conhecer tipos de passeios diferentes por este mundão.

    Post a Reply
  3. Não conhecia um bus vinícola. Mas faz todo o sentido, sobretudo para quem não está habituado a beber vinho, haha. A foto da bebé ficou demais 🙂
    P.S. Quatro vinícolas com degustação num só dia é capaz de ser demais…. pelo menos no meu caso seria

    Post a Reply
  4. aehuaeha adorei a foto dela olhando para o vinho!! nunca tinha ouvido falar desse esquema, achei super viavel e muito conveniente pra galera q quer conhecer mais, mas devido a distancia vai numa soh

    Post a Reply
  5. Um passeio tipo Hop on Hop off numas vinícolas deve ser muito muito legal, eu adora conhecer lugar assim.

    Post a Reply
  6. Se tem vinho eu já amei! rss! Achei incrível esse bus, nunca tinha ouvido falar antes gente! Muito prático realmente poder curtir e não ter que se preocupar em dirigir depois! To louca para fazer esse do dia todo! hehe! Deve valer a pena! =)
    Não conheço ainda nenhuma vinícola, mas acho que Mendoza é uma boa pedida para começar né? Vou ler sobre a Alta Gama da Vinícola Norton para comparar! rss
    Adorei que tem investidor brasileiro no pedaço, gosto assim! haaha! =)
    Muito bom esse post, adorei a dica! Sem dúvidas pretendo fazer algum passeio por vinícola qdo for para lá! 😀

    Post a Reply
  7. Esta era uma experiência que gostava de fazer, porque sou um aficionado do mundo da vinicultura. Obrigado pela partilha. Abraço desde Braga!

    Post a Reply
  8. Boa dica, Natália! Eu que não dirijo e às vezes tenho medo de encarar o transporte público no Exterior, certamente usaria o serviço do tour pelas vinícolas!

    Post a Reply
  9. São muito legais estes passeios por vinícolas. Adorei os que fiz em Bento Gonçalves também. É muito interessante ouvir a história das vinícolas.

    Post a Reply
  10. Muito legal esse tour, serve não só pra quem não quer dirigir pra aproveitar melhor as degustações ou não têm carta de motorista como eu hahahaha, mas duas vinícolas com crianças tá de bom tamanho fica cansativo e elas entendiadas mesmo, adorei a dica do vitivinícola.

    Post a Reply
  11. Achei muito interessante esse tour nas vinícolas. Passeios, história, degustação, almoço … deve ser um dia imperdivel, principalmente com essa gostosura que é Olivia.

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!