O Que Fazer e Onde Ficar em Oslo – Noruega

E aí Pessoal? O destino de hoje é Oslo, daqueles destinos pouco falados e muitas vezes fora da Top List de bastante gente, mas que sempre me despertou a curiosidade. Mas o mais legal ainda, é que quem veio contribuir aqui com o blog, foram a Sofia e o Paulo do blog Viagens à Solta, um blog de viagens português cheinho de dicas giras – ops! Maneiras! 😛 – pra gente.

Então, vamos conhecer Oslo sob as palavras da Sofia e as fotos incríveis do Paulo!

 

1. Por que Oslo?

Oslo é a capital da Noruega e quem não tem curiosidade em saber como é a capital de um dos países mais desenvolvidos do mundo? É uma cidade rodeada de mar e cheia de espaços verdes, onde apetece estar. Além de reunir alguns dos edifícios mais importantes do país como o Parlamento e o Palácio Real, Oslo surpreendeu-nos a cada passo com esculturas nas ruas e nos parques.

Palácio Real

Palácio Real

Há tantas coisas interessantes para fazer que o difícil é escolher. Há o museu do pintor Edvard Munch (lembram-se de O Grito?), o Museu dos Barcos Viking, entre outros espaços museológicos que nos desvendam factos surpreendentes da história e da cultura do país. Sabiam, por exemplo, que se pode visitar o local onde anualmente se entrega o Premio Nobel da Paz? Que os noruegueses lideraram as primeiras expedições a atingir o pólo norte e o pólo sul ou que mais recentemente um norueguês conseguiu atravessar o Oceano Pacífico numa jangada?

 

2. Em que bairro você se hospedou? Valeu a pena?

Karl Johans Gate

Karl Johans Gate

Ficamos hospedados no hotel HTL Grensen, bem no centro da cidade. Depois de mais de 2.500 km percorridos na terra dos fiordes, a dormir numa “mini-camper”, este hotel foi um verdadeiro achado! Além de ter sido um dos mais baratos que encontramos na cidade-onde-tudo-é-caríssimo, não poderia estar mais bem localizado. Fica a a dez minutos a pé da estação ferroviária, o principal ponto de acesso ao aeroporto, e a dois da avenida principal, a Karl Johans Gate.

Escolha aqui o seu hotel em Oslo

 

3. Suas três atrações preferidas.

O Parque Vigeland é merecidamente uma das atrações turísticas mais populares da Noruega. Gustav Vigeland (1869-1943) não só idealizou todo o espaço como criou mais de 200 estátuas de pedra, bronze e ferro fundido para aí serem colocadas. As esculturas, em tamanho real, são uma ode à viagem do Homem desde o nascimento até à morte. A entrada é gratuita, 24 horas por dia, durante todo o ano.

parque-vigeland

Parque Vigeland

A Ópera de Oslo é um edifício moderno, um dos muitos que estão a crescer na marginal da cidade. Inspirado num glaciar a flutuar no mar, a nossa parte preferida foi subir as rampas que permitem o acesso ao telhado, com vistas desafogadas sobre toda a zona envolvente.

opera-de-oslo

Ópera de Oslo

O Museu dos Barcos Vikings fica na península de Bygdøy, onde se situam alguns dos museus mais interessantes de Oslo. Se o exterior do edifício não impressiona devido à sua simplicidade, o mesmo já não se pode dizer do interior cuja principal atração são três barcos viking, os mais bem conservados do mundo. Apesar de serem dos finais do século IX, só dez séculos mais tarde é que foram descobertos por agricultores, dentro de sepulturas, debaixo da terra.

museu-barcos-viking

Museu dos Barcos Vikings

 

4. O que te surpreendeu?

Porto de Oslo

Porto de Oslo

O sol da meia-noite. Durante o verão, praticamente não há noite na Noruega. Por isso, é como se os dias não tivessem fim e a nossa vontade era andar sempre a ver coisas novas. Muitas vezes só íamos para a cama, porque já não aguentávamos mais tanto sono.

 

5. Aquela dica que você daria a um amigo!

Praça Central de Oslo

Praça Central de Oslo

Comprar o Oslo Card! Este cartão permite poupar bastante dinheiro, uma vez que se pode andar em todos os transportes públicos e entrar na quase totalidade dos museus. É válido por 24, 48 ou 72 horas.

 

Contrate aqui o seu Seguro Viagem

 

E agora, como a gente faz com a vontade de visitar Oslo??? Sério! Eu preciso ver o sol da meia-noite! 🙂 🙂 🙂

Um super obrigada a Sofia, pela participação aqui no blog, me senti super honrada mesmo!!!! 🙂 E se vocês quiserem mais dicas dela sobre Oslo, basta clicar aqui, e para dicas dos mais diversos lugares (da China a Europa) acessem o Viagens à Solta que eu tenho certeza de que curtirão muito!

 

Para ver todos os posts e destinos do A Sua Viagem, clique aqui.

 

E você, tem AQUELA cidade que te encantou durante uma viagem? Divida com a gente a sua experiência, é só responder essas cinco perguntinhas do texto, juntar algumas fotos e enviar para o e-mail zuca@zigadazuca.com.br. Será muito bacana tê-los fazendo parte do Ziga da Zuca.

Semana que vem tem mais post do A Sua Viagem pra vocês Pessoal!

Beijooo!

Fotos: Paulo Azevedo

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

11 Comments

  1. Adorei revisitar Oslo através deste post e adorei conhecer o blog Viagens à Solta também!

    Clau Bins

    Post a Reply
  2. Só de olhar para essas fotos já dá vontade de conhecer a cidade. E o Museu dos Barcos Vikings parece imperdível. Já foi para minha listinha de destinos-desejados.

    Post a Reply
  3. Que destino de qualidade e delicioso! Suas fotos são muito bonitas e post muito bem detalhado. Gostei muito do seu blog. Seguindo

    Post a Reply
  4. Sol da meia noite?Taí uma coisa que quero ver na vida! Acho que eu ficaria completamente desnorteada. Hahah
    Outra coisa, levei um baita susto quando vi essa foto do Parque Vigeland. Interessante!

    Post a Reply
  5. Eu adorei Oslo! Pequena, mas super charmosa. O que mata mesmo sao os preços rs . Meu lugar favorito foi o Museu Edward Munch . 🙂

    Post a Reply
  6. De vez em quando lemos sobre Oslo pois tenho o sonho de ir lá para ver a Aurora Boreal. Amei as dicas e vou guardar.

    Post a Reply
  7. Ir para os países nórdicos está em meus planos faz tempo! Quem sabe consigo tirar do papel em breve. Ótimas dicas!
    Obrigada!

    Post a Reply
  8. Quero ter essa experiência do sol da meia noite. Sempre que leio ou vejo sobre isso fico fascinado! E o museu dos vikings, também entrou pra minha lista 🙂 Belo post!!

    Post a Reply
  9. Tantos motivos para visitar Oslo, um lugar cheio de atrativos interessantes, adorei o post.

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!