A Sua Viagem – Caminho de Santiago de Compostela

Olá Pessoal!

Semaninha começando com feriado,  do jeito que a gente gosta, e, ainda por cima, com comemoração aqui no Blog! 🙂 Isso aí, essa semana o post do A Sua Viagem foi escolhido especialmente para a gente comemorar o primeiro ano da nossa coluna!!! Um ano cheio de posts e com muuuitos convidados queridos! O primeiro post do A Sua Viagem foi publicado no dia 8 de setembro de 2014, e o post inaugural foi da Cláudia, do Blog Felipe, o Pequeno Viajante, que falou sobre Kathmandu, no Nepal.

 

Veja aqui todos os posts do A Sua Viagem

 

E o post de hoje tinha que ser especial também né?! Então vamos falar do Caminho de Santiago de Compostela!!! Um lugar que transmite paz e parece ser mágico. E quem vai contar sobre a própria experiência, será o Antônio Rômulo do ótimo Blog Retrip.

 

1. Por que o Caminho de Santiago de Compostela?

Caminho de Santiago

Foram mais de duzentos lugares entre cidades e pueblos (vilarejos) em 920 quilômetros. Tudo começou como uma viagem turística que envolvia uma atividade física que adoro, a bike. Depois, cresceu o envolvimento espiritual gerando uma grande expectativa assim como ansiedade. Não via a hora de percorrer os primeiros quilômetros.

 

2. Em que bairro você se hospedou? Valeu a pena?

Caminho de Santiago

Valeu muito a pena! Não tenho a menor dúvida disso.

Eu me hospedei em vários albergues peregrinos (são exclusivos de peregrinos) e sempre procurávamos o municipal. Pagamos 5 euros na grande maioria das vezes e ficamos, logo na primeira noite, em um antigo convento com mais 127 camas espalhadas no mesmo espaço. Para muitos uma loucura mas eu considerei como sendo um dos primeiros ensinamentos.

 

3. Suas três atrações preferidas.

Pegou pesado hein (rs)? O caminho é todo maravilhoso mas seguem três:

Cruz de Ferro (marco): Como eu já estava envolvido com as histórias e crenças do caminho entendia a importância dessa cruz. Levei três pedras comigo, uma para cada membro da minha família (eu, esposa e filho), elas simbolizavam toda energia negativa presente em nossas vidas e foram deixadas neste local. É uma tradição entre os peregrinos.

Caminho de Santiago

Puente La Reina (marco): Uma bela ponte estilo Romana onde acontece a junção de dois dos vários caminhos existentes. Essa ponte juntamente com o seu reflexo na água formam círculos que simbolizam a união do mundo material e o espiritual.

Caminho de Santiago

Santiago de Compostela (cidade): Como grande triunfo. Como se fosse um gran finale. As coisas ainda estavam flutuando pela cabeça e a ficha ainda longe de cair quando chegamos na praça central. Saber que aquele era o início de um novo caminho, o da vida, me fez entender alguns dos motivos pelo qual o caminho tinha me chamado.

Caminho de Santiago

 

4. O que te surpreendeu?

Caminho de Santiago

Tudo. Já esperava que seria um divisor de águas na minha vida e fazendo parte dele me senti ainda melhor, foram momentos de introspecção que me levaram a entender  que necessitamos de bem menos do que imaginamos e que as coisas boas da vida estão mais próximas do que a gente imagina. Ver o sentido que o caminho fazia para cada peregrino e o que cada um procurava encontrar, me fez situar melhor na minha própria vida e entender o que ela representa pra mim.

 

5. Aquela dica que você daria a um amigo!

Caminho de Santiago

Só uma: “Buen Camino”

 

E aí, curtiram? Eu sempre pensei em fazer o Caminho de Santiago de Compostela pedalando, mas, honestamente, não sei se dou conta… Vou precisar de muito treino para esse dia. Quem sabe né?! 😉

Um muito obrigada ao Antônio Rômulo, que dividiu essa experiência incrível, aqui, no Blog, conosco. E para ver  mais dicas do Antônio Rômulo sobre o Caminho de Santiago basta clicar aqui! E para ver os outros muuuuito posts sobre diversos lugares que ele esteve, basta acessar o Retrip.

E mais um muuuuito obrigada, só que dessa vez, para vocês que acompanham a nossa coluna semanalmente, para os que já participaram, para os que ainda vão participar… Enfim, para todos! Porque sem vocês, não existiria o Ziga, muito menos o “A Sua Viagem”.

E se você, tiver AQUELA cidade ou viagem que te encantou? Divida com a gente a sua experiência, não precisa ser blogueiro, é só responder essas cinco perguntinhas do texto, juntar algumas fotos e enviar para o e-mail zuca@zigadazuca.com.br. Será muito bacana tê-los fazendo parte do Ziga da Zuca. 😉

Semana que vem tem mais post do A Sua Viagem pra vocês, Pessoal!

Beijooo!

 

Fotos: Antônio Rômulo Jr.

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

2 Comments

  1. Eiii Adorei ter participado! Ficou muito legal e obrigado pelo convite! Um grande abraço !

    Post a Reply
    • Quem agradece aqui sou eu!!!
      Não poderia ter escolhido um post melhor para comemorar o aniversário do “A Sua Viagem”! 🙂
      Volte sempre viu?!
      Beijão!

      Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!