Roteiro de Dois Dias em Lisboa

Como já falei aqui, nosso tempo em na terra dos patrícios foi super curto, e como estávamos no final da viagem nosso ritmo também estava mais lento…  Então concentramos nossas atividades em basicamente dois dias e deu para aproveitar bem!

Sendo assim, resolvi compartilhar com vocês o nosso roteiro de dois dias em Lisboa.

 

Dia 1

Saímos do nosso Hotel (lá pelas 10h), pegamos um ônibus e seguimos para o imponente Castelo de São Jorge, que integra a zona nobre da antiga cidadela medieval (Alcáçova), formada pelo castelo, partes do antigo paço real e um pedaço de uma área residencial para a elite. Curiosamente, sua fortificação foi construída no século XI pelos muçulmanos (só fiquei sabendo que eles tiveram uma forte presença em Portugal quando estive no Castelo) e era a defesa a tal elite que ali vivia.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Vila Islâmica

Hoje o Castelo ainda preserva 11 torres, um sítio arqueológico que mostra como era o bairro Islâmico, a Câmara Escura, que é um sistema óptico de lentes que nos permite ver a cidade em tempo real num panorama de 360º (acabamos não entrando na câmara por preguiça – sim, preguiça!!! – de esperar o horário do próximo turno 🙁 ), além disso ainda podemos ver os Vestígios do Antigo Paço Real que foi destruído no terremoto de 1755.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Antigo Paço Real

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Visita guiada temática para a Molecada

Enfim, percorremos toda a extensão dele, aproveitamos a privilegiada localização, curtimos a belíssima vista para a cidade e fizemos várias algumas fotos. O passeio durou entre 1-2h.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Vista do Castelo de São Jorge

 

Veja aqui as 11 Coisas que Amamos em Lisboa

 

Paramos para almoçar num restaurante aleatório, mas ótimo (ainda postarei as dicas de onde comer 😉 ) e depois pegamos outro ônibus em direção a Belém, era hora de comer o pastel conhecer as diversas atrações de lá! 🙂

Nossa primeira parada foi no incrível Mosteiro dos Jerônimos, que lugar lindo!!! E que arquitetura… Acho que o Zuco faria uma análise arquitetônica bem interessante neste post, mas como sou euzinha que tô escrevendo, só posso dizer que fiquei completamente encantada! Conformem-se! 😛

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Mosteiro dos Jerônimos

Ao entrar no Mosteiro, nós caminhamos pelo pátio interno do primeiro e segundo andar, sem pressa e namoramos bastante o espaço. Na sala da livraria, que funcionava como uma espécie de biblioteca desde 1640, visitamos a exposição permanente “Um Lugar no Tempo”, que é apresentada como uma linha do tempo apontando a história dos 500 anos do Mosteiro e da Torre de Belém, junto a História de Portugal e a História do Mundo. E é claro que nosso Brasilsão aparece por lá né?  Mas cá entre nós, a exposição é bacana, mas o grande lance é curtir o lugar mesmo! 😉

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Mosteiro dos Jerônimos

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Mosteiro dos Jerônimos

Na saída do Mosteiro está a belíssima Igreja Santa Maria Belém, que possui uma arquitetura bem harmônica com o restante do Mosteiro. Ao entrar na Igreja, a primeira coisa que se vê são os túmulos do navegador Vasco da Gama e do escritor Luís de Camões, ambos do século XIX. A Igreja como um todo é linda e impressionante, e antes de sair do Mosteiro, ainda no segundo andar, dá para entrar no Coro-alto, lugar onde fica o coro (dã!), e ter uma visão panorâmica da mesma.

 

Escolha aqui o Seu Hotel em Lisboa

 

Do mosteiro, nós seguimos a pé até a Torre de Belém, mas antes passamos pelo Padrão dos Descobrimentos, não entramos (como estava perto de fechar, optamos pela Torre mesmo), e no fundo, passar por lá foi o suficiente para nós, fica para uma próxima! Já na torre, nós fizemos questão de ir até o topo.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Padrão dos Descobrimentos

Não sei se vocês sabem, mas a Torre de Belém foi construída com o objetivo de proteger a entrada pera Lisboa, bem na beirada do Tejo (tipo um Forte do Leme em menores proporções). E como toda a fortaleza, era super protegida com canhões e guaritas, além de possuir uma masmorra.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Torre de Belém

Mas independente disso, a vista da torre é linda (tipo o Forte do Leme hehehe), com direito a curtir a “Golden Gate” lusitana e tudo! E como chegamos lá beeeem no final da tarde, o visual do pôr do sol ainda ganhava um plus. Sério, uma das fotos da Torre foi a campeã de curtidas da viagem TODA no meu Instagram. 😉

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Zuco na Torre de Belém

Roteiro de 2 dias em LisboaRoteiro de 2 dias em Lisboa

Torre de Belém

Depois da torre, voltamos até antes do Mosteiro e paramos para comer o famosíssimo pastel de Belém, que é o tradicional pastel de nata português feito em Belém. E ó, é dos deuses!!! Sério meeesmo! Mas vale aqui um parêntese, a Jackie, do blog Viaje Sim, e a Keith, do blog De Mochila, me disseram que a coxinha de lá foi a melhor da vida delas!!! Como não sou louca por coxinha e o meu lance é doce, comprei um moooonte de pastéis e fiquei neles mesmo. Mas se você ama coxinha, recomendo que provem! Mas depois volta aqui para dizer se é isso tudo mesmo tá?! 😛

Depois desse dia lindo e cheio, chegamos no hotel no início da noite, jantamos e descansamos.

 

Veja aqui o Nosso Roteiro de 16 dias pela Europa

 

Dia 2

Nosso segundo dia amanheceu chuvoso e cinza e nós seguimos em direção a estação de metrô Oriente, é que ela tem uma arquitetura toda modernosa, projetada pelo Eduardo Calatrava, e o Zuco queria ver. Aproveitamos que a estação fica próxima ao Parque das Nações e fomos até lá ver outra construção, dessa vez projetada pelo arquiteto Álvaro Siza (viajar com arquiteto é assim – hehehe).

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Projetado pelo Arquiteto Alvaro Siza

O Parque das Nações possui 5km de extensão ao longo do Rio Tejo, sendo que uma boa parte dessa área é verde. Ele é realmente bem bonito! E apesar de ter um teleférico, a gente ficou com uma mega preguiça de andar até lá debaixo do chuvisco e no frio, até porque como o tempo estava feio não daria para ver muita coisa, então seguimos para o famoso Oceanário de Lisboa, que é lindão!

Como não sou de visitar aquários, fiquei muito impressionada com o tamanho do espaço e com toda a sua organização. Tem muitas de espécies, que são divididas em quatro habitats diferentes. Mas o que me ganhou mesmo foram os pinguins (adoooro) e o mega aquário que você pode ver de vários pontos do primeiro ou segundo andar e está bem no centro do Oceanário, a ideia é passar a sensação de que todos os habitats convergem para uma só unidade, um só oceano. E assim, todos os seres marinhos, se movimentam numa única massa de água salgada.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Mega aquário do Oceanário

No mega aquário a gente vê um mooonte de tubarões, bem grandinhos por sinal, e vários outros peixes. Outra coisa bacana de lá, é que o Oceanário também mantém uma área educativa e interativa, que prende a atenção da molecada. Além disso, o Oceanário participa de várias ações que buscam conservar os oceanos, o que eu acho muito importante! Resumindo, o passeio é bem interessante para todas as idades. Recomendo! 🙂

 

Veja aqui nossas dicas para aproveitar o Inverno Europeu

 

Saindo do Oceanário, passamos no Shopping Vasco da Gama, que está colado na estação de metrô que eu falei aí em cima, aliás o shopping também compartilha da mesma arquitetura da estação, almoçamos e em seguida voltamos para a região do Chiado, onde estávamos hospedados.

Como o tempo havia aberto, aproveitamos para bater pernas pela região e fomos até alguns miradouros. Aliás, a geografia de Lisboa valoriza muito a cidade criando pontos estratégicos de visualização da capital lusitana.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Miradouro da Santa Justa

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Miradouro do Convento do Carmo

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Miradouro do Jardim de São Pedro de Alcântara

Lisboa realmente foi uma ótima surpresa para mim! Deu aquela sensação de ser acolhida, por conta da língua, tem preços bem mais acessíveis do que outros lugares da Europa, boa comida e muitas atrações. Não vejo a hora de voltar para conhecer outros lugares da cidade, ou melhor do país, com mais tempo.

E você, já esteve em Lisboa? Conta pra gente como foi a sua estratégia de visita!

 

O Ziga da Zuca teve o apoio da Secretaria de Turismo de Lisboa,  da Direção Geral do Patrimônio Cultural, do Mosteiro dos Jerônimos e da Torre de Belém.

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

8 Comments

    • Eu também estou aqui morrendo de saudades, Isabela!
      Espero não demorar muito para voltar a Portugal! 😉

      Post a Reply
    • Natália, uma dúvida…no início do post vc diz que saíram do hotel e pegaram um ônibus até o Castelo de São Jorge. Sabe me dizer como descobriu que ônibus é este? Eu já olhei a linha de mêtro…mas não entendo onde pegar os ônibus ou bondes…

      Post a Reply
  1. Agora senti saudades da terrinha!!! Lisboa, minha segunda casa ❤️
    Na minha opinião, Portugal é onde se come melhor na Europa (pelo menos para o meu paladar!) rs
    Super curti!
    Bjs

    Post a Reply
    • Eu amei Lisboa Gabi!
      A cidade me surpreendeu do início ao fim e, claro, também comi muuuito bem!
      Beijão!

      Post a Reply
  2. Olá Natália.

    Antes de mais queria lhe dar os parabéns pela forma cuidada e eficiente de seu Blog .

    Meu nome é Hugo Gonçalves e sou guia oficial aqui em Lisboa, Portugal , suas dicas são impressivamente corretas revi-me em todos elas , senti como leitor que as sente de facto e que gostou do país.

    Convido todos os utilizadores do Blog a visitar Portugal , agora que estamos um pouco na ” berra” com estes prémios internacionais que temos ganho , e quem sabe auxilia também alguns deles no que puder .

    Muito Obrigado

    Hugo Gonçalves
    http://www.tours.com.pt

    Post a Reply
    • Um elogio vindo de um guia local é uma honra, Hugo! Muito obrigada!!!
      Me encantei por Lisboa! Tenho muita vontade de retornar com calma e conhecer outras cidades de Portugal! Quem sabe quando aparecer aí a gente não se encontra?
      Abração!

      Post a Reply
      • Olá Natalia. agora que praticamente passou um ano, continuo á espera de sua visita. Obrigado

        Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!