Cajon del Maipo: Arredores de Santiago

Não muito longe de Santiago, na localidade de San José Del Maipo se encontra o Cajon del Maipo, um lindo vale cheio de atrações naturais, comidas típicas e vistas impressionantes.

Saindo de Santiago, pela região de La Florida (Av. Macul e La Florida), a pouco mais de 20km do centro de Santiago encontramos uma bifurcação com o caminho que leva a San Jose Del Maipo, ali a estrada vai aos poucos se tornando mais estreita e, conforme seguimos o Camino al Volcán, vai se tornando também mais panorâmica e vai ganhando ares de interior com montanhas nevadas aparecendo a cada curva.

Cajon del Maipo

O Caminho ao Cajon del Maipo

Não é difícil chegar, seguindo o Camino Al Volcán logo estaremos no Cajon e cruzaremos um centrinho de San Jose del Maipo, ainda no início do vale, mas o Cajon se estende muito além e com a ajuda do mapinha podemos identificar o caminho para as diversas atrações naturais do local, ou aproveitar os restaurantes com comidas típicas que surgem ao longa da estrada.

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo

RIO OLIVARES
Logo antes de San José del Maipo, em El Manzano, uma estrada segue pela esquerda acompanhando o Rio Colorado em direção a El Alfalfal.
Ali pode se encontrar vales, paisagens, trilhas para caminhada e cascatas, mas deve ser visitado preferencialmente na primavera e no verão, pois no outono e inverno o caminho fecha, segundo as condições climáticas. E é necessário pedir uma autorização prévia para o acesso. Como tínhamos apenas um dia, e nem sabíamos se estava aberto, seguimos direto ao Embalse, que é a grande atração do lugar.

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo

 
EMBALSE EL YESO

Cajon del Maipo

O Embalse del Yeso

Cerca de 20km após a praça principal de San José del Maipo, um pouco depois do Tunel Tinoco, na localidade de Romeral, parte uma estrada à esquerda, que logo se torna de terra, e acompanha o Rio El Yeso até o Embalse El Yeso, uma linda represa turquesa, que acumula águas de degelo a 3000m de altitude em meio a um vale de montanhas nevadas.

Embalse del Yeso

O Embalse del Yeso

Embalse del Yeso

Embalse del Yeso

O Local é normalmente acessível o ano todo, mas as vias estreitas e de terra, com frequente acúmulo de neve nos meses mais frios exige certo cuidado para dirigir, e um pouco de bom senso para saber quando é hora de parar e seguir à pé, principalmente se você não estiver em um 4×4 ou com correntes nos pneus. Nós fomo em um carro de passeio compacto pequenininho, pode se chegar lá sem problemas com um deles, basta saber não ultrapassar os limites do bixinho.

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo – Hora de ir à Pé

O Visual é impressionante, o silêncio, as cores, o ar gelado… e o caminho que segue contornando a represa, parece que pede para deixarmos o carro de lado e caminharmos apreciando a paisagem, pois conforme avançamos o visual sempre traz mais novas vistas e paisagens para fotos!

TERMAS DEL PLOMO
Seguindo esta estrada que acompanha o Embalse pode-se chegar até as Termas del Plomo, quando fomos, tivemos que parar o carro um pouco antes do Embalse (como havia bastante neve no caminho achamos que nosso possante não deveria se aventurar muito além), então ficava um pouco longe para caminhar e como iríamos aos Banhos Colina, que nos foi recomendado, não prosseguimos.

Cajon del Maipo

Visitantes Ilustres

BANHOS COLINA
Retornando ao Camino Al Volcán, e prosseguindo na nossa rota, a estrada segue margeando o Rio Volcán em direção ao Monumento Natural El Morado e aos banhos Morales e Colina. O Monumento estava fechado, pois é uma área de caminhadas e no inverno o acesso é difícil, então seguimos direto aos Banhos Colina.

Cajon del Maipo

O Visual do alto dos Banhos Colina

Bom, seguimos até onde nosso possante permitiu, quando a neve que cobria estrada começou a ficar muito espessa, não muito depois do refúigio Lo Valdés. A partir dali fomos caminhando, pois não sei porque nos diziam que estávamos bem perto.

Cajon del Maipo

O Caminho aos Banhos Colina

Cajon del Maipo

E não é que coube todo mundo na caçamba!

Caminhamos um bocado, pegamos uma carona numa caçamba de camionete, nos juntamos com um grupo de franceses e fomos chacoalhando até a entrada do parque, dali ainda caminhamos mais um pouco, mas valeu muito à pena. O visual é lindo e a água quentíssima, na verdade são umas quatro piscinas naturais com temperaturas progressivas, mas claro que a gente quer logo mergulhar na nível hard pra ver o tamanho da encrenca.

Cajon del Maipo

Banhos Colina

Cajon del Maipo

Banhos Colina

Então pode ficar só de short, com a cabeça pra fora da água, em um vale nevado e quase suando por dentro e apreciando a vista. Mas não se esqueçam de levar roupas, comida, água, pois a estrutura é bem simples, são apenas as piscinas termais na encosta da montanha, não tem nada, nem pra vender ou alugar.

RIO OLIVARES
Abre na primavera e verão, segundo as condições climáticas
Entrada gratuita, mas é necessário solicitar uma autorização ao Ministerio de Benes Nacionales.

EMBALSE EL YESO
Abre o ano todo, segundo as condições climáticas
Entrada livre

TERMAS DEL PLOMO
Abre na primavera e verão, segundo as condições climáticas
Entrada 3.000 pesos

MONUMENTO EL MORADO
Abre de outubro a março
Entrada 1.500 pesos

BANHOS COLINA
Abre na primavera e verão, outono e inverno pode fechar, segundo as condições climáticas

Informações Úteis
Use botas, de preferência impermeáveis,
Leve bastante água e algum lanche para os passeios.
Use protetor solar e óculos escuros, a altitude faz com que os raios UV sejam mais severos.
É possível fazer um bate e volta e visitar o Cajon em apenas um dia como fizemos, mas pode ser que fique com uma certa vontade de voltar.
Se for no outono ou inverno, se certifique antes a respeito de quais passeios estão abertos e acessíveis.

Por fim, dirija de acordo com sua habilidade e as condições do seu veículo, não hesite em deixa-lo no caminho e curtir uma caminhada se houver muita neve. Nós fomos no inverno com um carro pequeno e sem correntes, mas assim mesmo conseguimos chegar com ele até as atrações que programamos (tá certo que uma carona ajudou), mas em certas épocas a neve torna o acesso inviável.

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo – Fonte: cajondelmaipo.com

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Zucos - Colaboradores ZigadaZuca

Os colaboradores do ZigadaZuca contribuem com suas experiências, dicas e roteiros, sempre segundo a linha editorial do blog de publicar apenas experiências efetivamente vividas pelos autores e contam com a supervisão e respaldo do blog.

Share This Post On

20 Comments

  1. hi really nice picture ! maybe an other destination for a next travel ! enjoy

    Post a Reply
    • Thanks, Les Bazos. Yes, it´s really beautiful there, hope you can get there soon!

      Post a Reply
  2. Vcs indicam alguma empresa que faça esse passeio ao embalse e aos banhos no inverno?

    Post a Reply
    • Oi Nathalia!
      O passeio foi feito por conta própria, mas acredito que você encontre receptivos que faça esse passeio por lá. De qualquer forma, se você acessar o http://www.viajenaviagem.com.br, acredito que encontre alguma indicação.
      Beijão!

      Post a Reply
  3. Natalia! Que demais!! Quero fazer este passeio com o meu marido. Ainda estamos escolhendo que mês ir ao Chile, por isso gostaria de saber quando foi que você fez este passeio? Pergunto porque é exatamente assim que gostaria de visitar Cajon del Maipo, com neve! Aguardo o seu retorno. Obrigada!!

    Post a Reply
    • Olá, esta viagem foi em setembro, realmente no inverno é muito bonito, o acesso fica um pouco mais difícil, mas vale à pena.

      Post a Reply
  4. Bom dia Natalia, vi as fotos e vou para o Chile em Agosto. Vi as limitações dessa epoca e que devo parar o carro devido as estradas e ir à pé ate o Embalse del Yeso. Tem algum lugar para estacionar o carro? A estrada parece bem estreita, se parar o carro lá e seguir a pé, o carro nao ficará no meio da rua? ou tem algum lugar especifico bom para parar?

    Post a Reply
    • Olá Igor. Quando alugamos um carro nesta época no Chile ele normalmente já vem com correntes para instalar nas rodas em caso de neve. Mas nem sempre é necessário (e é meio trabalhoso instalar). Existem vários locais para se parar o carro ao longo da estrada, muita gente faz isso, vai até onde a neve começa a ficar mais espessa e encosta o carro para seguir à pé. Só recomendo cautela e não insistir com o carro na neve. Pro Embalse, normalmente é possível chegar perto e seguir à pé, já para os Banhos Colina, nós tivemos que pegar uma carona, mas foi tranquila.

      Post a Reply
  5. Tenho a mesma dúvida da Fernanda Brito. Na verdade irei a Santiago entre os dias 8 e 15 de julho e gostaria de aproveitar e fazer esse passeio de Embalse el Yeso + baño colinas. Só não tenho certeza se ele será viável devido à época do ano. Meu objetivo seria alugar um carro e ir por conta própria também.

    Post a Reply
    • Olá Leonardo, é viável sim. Só repito a recomendação de cautela, ir com cuidado até sentir que é o limite da segurança. Aí encosta o carro e segue à pé, de carona, como der… Muita gente faz assim e ainda é uma caminhada muito gostosa.

      Post a Reply
  6. Olá. Belas fotos, lindo lugar! 😍😍
    Em qual mês vcs fizeram esse passeio?

    Post a Reply
  7. Opa. Ja vi no outro comentário! Obrigada

    Post a Reply
  8. Boa tarde,
    Quero fazer o combo de Embalse + um banho termal, mas estou com muita dúvida em qual escolher, Termas das Colinas, Termas del Plomo.. qual é o mais bonito?

    Post a Reply
    • Oi Lorena!
      Não conhecemos as Termas del Plomo, mas posso lhe garantir que a das Colinas é muito bonita! 😉

      Post a Reply
  9. voce acha que vale a pena no mes de marco esse passeio

    Post a Reply
    • Oi Andrea!!!
      Eu acho que vale, pois tem atividades tanto para o verão, quanto para o inverno. Porém, se a sua intenção é ver neve, março pode ser um pouco frustrante.

      Post a Reply
  10. Parabéns Natália Gastão, que maravilha de passeio. Estava triste pensando que não poderia visitar Embalse. TInha visto em vários blogs que era quase impossível visitar no inverno e como irei no início de setembro, estava bastante desanimado, mas quando li o seu relato, trouxe um alento. Vou sim ao Embalse, devagar com cuidado. Estava doido para conhecer. Obrigado

    Post a Reply
  11. Excelente o seu relato. Vou para o Chile em Setembro/17 e estou super empolgada para conhecer a região de Cajon del Maipo. Estaremos em 4 pessoas e estamos pensando em alugar um carro, para aproveitar mais o passeio. Gostaria de saber se vale a pena pernoitar em San Pedro. Sabe se tem algum passeio a noite, tipo, observar as estrelas rsrs?

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!