A Sua Viagem – Aix-en-Provence, França

Hello Folks!
Nossa semana vai começar com uma cidade liiiinda que parece tirada de uma pintura: Aix-en-Provence! Sério mesmo! 🙂 E quem irá nos mostrar será a Roberta do blog Freitas para o Mundo, que tem dicas de vááários lugares bacanas!

 

1. Por que Aix-en-Provence?

Aix-en-Provence

Marché

A cidade conquistou a gente de cara! É lindinha, cada esquina abre um leque de novas ruelas para se embrenhar e encontrar lindos cafés e jardins. Ao mesmo tempo em que é uma cidade provençal, com todo o charme de uma, tem ritmo de cidade “grande”. Possui comércio variado, desde as lojas mais famosas (H&M, Monoprix, FNAC…) até as mais locais, que vendem lavanda, sabonetes e outros artesanatos provençais. É uma cidade universitária, cheia de jovens. Há marchés quase que diariamente, o que movimenta a cidade pelas manhãs. Nos marchés você encontra de tudo: roupas, frutas, verduras, queijos, embutidos… Além disso a localização da cidade permite conhecer várias cidades de outras regiões da Provence, dando para fazer vários bate e volta durante o dia. Avignon, por exemplo, uma das mais longes, está a apenas 100 km de distância.

 

2. Em que bairro você se hospedou? Valeu a pena?

Aix-en-Provence

Café da manhã no Clos du Malvallat

Nos hospedamos em um chambre d’Hôte chamado Clos du Malvallat, uma espécie de bed & breakfast, no bairro de Beurre, a uns 5 minutos de carro do centro histórico da cidade. Ficar longe da cidade foi bom, pois a casa era uma delícia, com um jardim imenso, onde tomávamos café todos os dias. Podíamos comprar coisas no mercado para comer por lá ou pegar o carro e ir até a cidade (sabe aquele longe-perto? Era muito rápido ir de carro e também dá para ir de bicicleta!). E os donos são extremamente solícitos e simpáticos, você se sente em casa.

 

Escolha aqui o seu Hotel em Aix-en-Provence

 

3. Suas três atrações preferidas.
Montanha Sainte Victoire – há trilhas acessíveis para se ir a pé ou de carro, e no escritório de turismo você obtém todas as informações. Você também pode fazer como o Cézanne e admirar de longe, há um observatório bem pertinho do ateliê dele.

Aix-en-Provence

Montanha Sainte Victoire

Passos de Cézanne – Andando pelo centro histórico, encontramos nas calçadas a letra C em dourado sinalizando os passos dele. No escritório de turismo (Office du Turisme) que fica bem ao lado da Rotonde (fonte principal na entrada da cidade) são distribuídos folhetos com as explicações de graça! Assim dá conhecer a cidade através dos passos de Cézanne e no final sentar no seu café preferido, o Deux Garçons, que existe desde 1792 no número 53 da Cours Mirabeau.

Aix-en-Provence

Rotonde

Aix-en-Provence

Cours Mirabeau

Fontes – o nome Aix-en-Provence significa água na provença e a cidade é lotada de fontes herdadas do tempo das termas romanas, de diferentes formatos e tamanhos.

Aix-en-Provence

Uma das várias fontes.

 

4. O que te surpreendeu?

Aix-en-Provence

Café da manhã no Clos du Malvallat

O quanto a cidade é acolhedora e o quão bem ela conjuga o moderno e o antigo, o pequeno e o grande, o campo e a cidade.

 

5. Aquela dica que você daria a um amigo!

Aix-en-Provence

Clos du Malvallat

Aix-em-Provence não é uma cidade para você somente passar o dia, reserve pelo menos uma noite por lá. O cantinho perto da praça des Augustins é super movimentado e tem muitos restaurantes bons. Nosso favorito é o Le Petit Bistrot – os camembert assados são deliciosos! 😉

 

Veja aqui a nossa experiência com o Seguro Viagem

 

E então gostaram das dicas da Roberta? Se a minha vontade de conhecer a Provence já era grande, agora ela dobrou!!! Para saber mais sobre a Provence pelos olhos da Roberta, clique aqui, e para pegar as mais diversas dicas de viagens, basta acessar o Freitas para o Mundo que você sairá bem inspirado(a)!

E você, tem AQUELA cidade que te encantou durante uma viagem? Divida com a gente a sua experiência, é só responder essas cinco perguntinhas do texto, juntar algumas fotos e enviar para o e-mail zuca@zigadazuca.com.br. Será muito bacana tê-los fazendo parte do Ziga da Zuca.

Semana que vem tem mais post do A Sua Viagem pra vocês!

Beijooo!

*Fotos: Roberta Freitas

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

Mantenha este blog vivo, comente!