Visita ao Reichstag: O prédio do Parlamento Alemão!

Um dos nossos primeiros passeios em Berlim, foi a visita ao Reichstag, o icônico edifício que já foi bombardeado, destruído, conviveu com o Muro de Berlim passando pelo seu “quintal”, e hoje é sede do Parlamento Alemão, o Bundestag.

Reichstag

Durante a Guerra Fria, o Reichstag ficou no lado Ocidental de Berlim, mas coladinho ao lado Oriental, e após a reunificação da Alemanha, o Reichstag passou por uma mega reforma projetada pelo arquiteto Norman Foster. O trabalho dele foi incrível, pois preservou toda a fachada histórica do Reichstag e adicionou um grande Domo de vidro, que deixa a obra com um tom bem moderno, mas sem abrir mão de todas as referências históricas. Na minha opinião, a arquitetura do Reichstag transmite imponência e harmonia ao mesmo tempo. Impressionante!

Reichstag

Nossa visita estava agendada para 16h, então chegamos lá cerca de 20 minutos antes. A entrada é feita por uma grande “barraca, container ou algo do gênero”, onde os responsáveis pela segurança checam os nossos passaportes (sim, tem que levar o passaporte) e posteriormente passamos pelo detector de metais. Aguardamos mais um pouco até completar 16h e chegarem as outras pessoas marcadas para o mesmo horário que o nosso.

Um rapaz nos acompanhou ao hall do Reichstag, até pegarmos o elevador que leva para o Domo. Chegando lá em cima, pegamos o nosso audioguia em português e demos continuidade ao passeio por conta própria, acredito que a marcação em grupos exista, principalmente, para distribuir as visitas e não deixar o lugar muito lotado em determinado horário e vazio em outro.

 

Clique aqui para encontrar Hotéis em Berlim

 

A primeira coisa que nós fizemos foi visitar o terraço do prédio! Certamente a vista dali deve ser mais bonita em outras épocas do ano, pois de lá conseguimos ver bem algumas partes da cidade, incluindo parques e jardins. No inverno essa paisagem é mais dramática, com poucas cores, o que não a deixa feia, mas certamente é menos atraente do que na primavera ou outono. 😉

Reichstag

Mas a grande atração estava mesmo no prédio e não fora dele! Com o nosso audioguia em mãos seguimos em direção ao Domo de vidro, que é contornado internamente por uma rampa e conforme nós a subimos, o audioguia começa a narrar a história do prédio, fatos interessantes sobre o Parlamento e a história de Berlim, além de explicar o que tem na vista externa do prédio. Ele é super bem sincronizado e só começa a “falar” quando chegamos nos pontos pré determinados. Amei!

Reichstag

Reichstag

Na base do funil central tem uma espécie de linha do tempo que conta a história do Reichstag, através de imagens e textos e é super interessante de ler… Tem Segunda Guerra, Guerra Fria, Reunificação, muita coisa!

Reichstag

Um detalhe importante e que não pode ser ignorado, é que não há aquecimento no Domo, pelo contrário bem no alto, no final da rampa há inclusive uma abertura do topo. Então depois que subi e desci a rampa, fiquei vendo a exposição de fotos da linha do tempo, mas depois tive que ir embora porque meus dedos estavam ficando dormentes de frio.

Reichstag

Em contrapartida, em dias ensolarados o sol desce pelo Domo e chega até o plenário do parlamento, que aliás, nós conseguimos ver do topo da rampa, através do vidro. Isso facilita a iluminação e quando necessário, o aquecimento do lugar.

Reichstag

Encerramos nossa visita super satisfeitos, com a arquitetura, a infraestrutura e, claro, a história do Reichstag.

Reichstag

Existem passeios mais longos, o nosso durou cerca de 90 minutos, porém antes de escolher o que eu faria, perguntei pro pessoal do grupo Viajando para a Europa do Facebook e várias pessoas me indicaram esse, e felizmente, eu gostei muito! 😉

 

Como agendar sua visita ao Reichstag?

Acesse o site neste link aqui, escolha o tipo de passeio que você quer fazer, preencha o formulário com os dados dos visitantes e aguarde o e-mail de confirmação. Não é obrigatório imprimir o e-mail, e quando chegamos eles estavam com os nossos nomes lá, mas vai que rola um erro né? Então garanta o seu passeio imprimindo bonitinho né?!

Ah! A visita é gratuita! 😀

 

E você, já visitou o Reischtag? Tem alguma dica pra gente?

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

Mantenha este blog vivo, comente!