Navegação pelos Glaciares Upsala e Spegazzini

Já dividi com vocês como foi o nosso dia a nossa segunda vez no Perito Moreno. Agora, vou contar sobre o passeio inédito e super esperado dessa segunda ida a El Calafate: A Navegação pelos Glaciares ou Navegação Ice Rivers Express (que é o nome oficial).

Navegação pelos Glaciares

O primeiro iceberg a aparecer.

O passeio começa com o ônibus nos buscando bem cedo no hotel (7h), para rodar 70 min na estrada até o Porto Punta Bandera onde pegamos o catamarã no braço norte do Lago Argentino. E assim como a taxa de entrada para o Parque Nacional, também existe uma taxa de acesso ao porto que não estão inclusos no valor do passeio, portanto leve seus pesos se quiser seguir adiante!

O catamarã é grande, tem dois andares e é exigido que todos os passageiros estejam sentados para que o barco zarpe em segurança. Na parte interna, que é aquecida, fica um monitor de TV com o trajeto que o barco fará. Antes de zarpar, os tripulantes perguntam se alguém quer fazer o passeio na cabine do comandante, não, não é um simples convite, na verdade é um upgrade pago, pois além da vista privilegiada e de estar fora da muvuca (que era grande), ainda rolam uns quitutes. Não optamos pelo upgrade, mas ele tem o seu valor, especialmente na alta temporada.

 

Veja aqui como foi o nosso Tour e Mini Trekking no Perito Moreno

 

O tempo de navegação leva umas quatro horas e, como a maioria dos outros passeios, convém levar o seu lanche. Até existe um pequeno bar no barco, porém eu não contaria com ele para comida, mas para aquele chocolate quente perfeito para esquentar o corpo no meio dos glaciares, ele é imbatível!

Depois de aproximadamente 1 hora de navegação pelo lago, o barco entra no canal Upsala e começam a aparecer os primeiros icebergs, bem pequenos, mas que já nos deixam super animados, e depois de uns 15 minutos, a coisa fica enorme!!! São vááários icebergs de diferentes tamanhos e que a gente passa bem pertinho! Incrível!

Navegação pelos Glaciares

Mesmo com o céu encoberto, o iceberg segue com um azul incrível.

Navegação pelos Glaciares

Zuco no Canal Upsala e seus vários icebergs.

Navegação pelos Glaciares

O catamarã fica pequeno perto dos icebergs.

Nunca vi algo parecido na minha vida, acho que esse passeio foi o mais próximo da Antártica que eu fui, não em termos de distância, pois o Ushuaia é mais perto, mas em termos de visual. Lindo! Lindo!

Navegação pelos Glaciares

Zucos!

Seguindo mais adiante paramos na frente do enorme Glaciar Upsala (com 765 km² de superfície e paredes de até 40 metros de altura) que é o “pai” daqueles icebergs vistos antes. Por não ter base no fundo do lago, parte do glaciar flutua no lago, o que torna muito mais fácil o descolamento dos pedaços de gelo. Mas infelizmente não vimos nenhum cair 🙁  Aliás, o que nos impediu de fazer esse passeio em 2008, foi a grande quantidade de icebergs que acabou interditando o Canal Upsala. Hoje consigo visualizar bem o motivo! 😉

Navegação pelos Glaciares

Glaciar Upsala lá no fundo!

Do Glaciar Upsala nós seguimos para o Spegazzini (66 km² de superfície e paredes de até 135m de altura), que tem três braços diferentes vindo de cima da montanha. No canal Spegazzini a quantidade de icebergs é quase nula se compararmos ao Upsala, mas a imponência dele está na altura das suas paredes, que o torna o mais alto do Parque Nacional.

Navegação pelos Glaciares

Glaciar Spegazzini

Navegação pelos Glaciares

Lembra da muvuca que eu havia dito? Então…

Deixando o Spegazzini para trás, começamos o nosso caminho de volta, que durou em torno de uma hora. Aproveitamos, que grande parte da galera do barco entrou e que o sol saiu, para namorar ainda mais o visual.

Navegação pelos Glaciares

Na hora da volta o céu abriu completamente.

Se no dia do seu passeio o tempo estiver fechado, não se preocupe, pois o clima na Patagônia muda o tempo todo! É só observar as fotos para ver que começamos o passeio com sol, no meio estava super fechado e chuvoso, na volta já sol de novo e por aí foi… Sem contar que mesmo com o céu cinza, os icebergs mantém um azul lindo!

Navegação pelos Glaciares

Independente de icebergs, o Lago Argentino é um escândalo de lindo!

Ao chegarmos ao Porto Punta Bandera, pegamos o ônibus e voltamos ao hotel maravilhados!

Navegação pelos Glaciares

Catamarãs

Minhas impressões: O passeio é daqueles imperdíveis e, para mim, foi um dos pontos altos da viagem toda! Tudo funcionou perfeitamente bem, do trecho do bumba ao catamarã. Meu único porém foi o fato de realmente estar lotado e ter tido que disputar lugar para fotografar e ver a paisagem o tempo todo. Mas isso é a consequência de se viajar na alta temporada, não tem jeito. 😐

 

*O Ziga da Zuca fez esse passeio em parceria com a Argentina4u, mas nossa opinião segue isenta.

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

1 Comment

  1. amei todas as dicas e fotos. Show!

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!