A Sua Viagem – Baku, Azerbaijão

Oi Pessoal!

Semaninha começando é sinônimo de “A Sua Viagem” aqui no blog! E nossa convidada de hoje é a querida Gabi Moniz do blog Projeto 101 Países, que como o próprio nome diz, fala sobre as viagens dela que tem o objetivo de bater a meta de 101 países (mas sabemos que ela não vai parar por aí né?). E hoje a Gabi vai nos falar sobre Baku, uma cidade pouco conhecida mas que já apareceu aqui no blog. O bacana de ver um destino pela segunda ou terceira vez por aqui, é que a gente vê como nada é absoluto, principalmente o ponto de vista de cada um sobre um lugar.

Então vamos conhecer agora a visão da Gabi sobre Baku!

 

  1. Por que Baku?

Estávamos de viagem marcada para a Europa e dessa vez queríamos conhecer o Leste Europeu. Procurando voos low cost para os países do leste, vimos que havia voos de Budapeste para Baku, capital do Azerbaijão. Como meu esposo sempre gosta de fugir do esperado, resolvemos ver o que esse país tão desconhecido pelos brasileiros tem!

 

  1. Em que bairro você se hospedou? Valeu a pena?

Essa viagem também foi incomum no quesito hospedagem. Quando ainda estávamos vendo os trâmites para tirar o visto aqui no Brasil, vimos que precisávamos de uma carta convite. Tive a ideia de entrar no site couchsurfing.com para ver se alguma pessoa do Azerbaijão poderia nos mandar a carta. Até que um rapaz nos enviou a carta, sem custo algum, e acabou virando nosso amigo. Chegamos a fazer reserva no hotel Avand, que é um dos indicados pelo governo do país, mas quando chegamos lá o nosso amigo fez questão de nos hospedar. Cancelamos a reserva no hotel e passamos dias incríveis imersos na cultura Azeri.

Baku

Com o nosso anfitrião em Baku. Detalhe que Baku significa cidade dos ventos e nunca estivemos em um lugar que ventasse mais que lá. Observe nossos cabelos!

Indicamos os hotéis da área central da cidade, perto da Old Town.

 

  1. Suas três atrações preferidas.

Flame Towers – os três edifícios mais altos de Baku, que durante a noite são iluminados e as cores e imagens mudam a todo momento.

Baku

 

Carpet Museum – o museu do tapete. O Azerbaijão foi parte do Império Persa, então imagine a variedade de tapetes que eles têm. Quando estivemos no Carpet Museum o local ainda não havia sido inaugurado, mas a simpatia do povo azeri é tamanha, que eles abriram o museu pra gente e pudemos fazer um tour e conhecer mais sobre essa rica cultura que produz tapetes belíssimos.

Baku

 

Yanar Dag – montanha da chama eterna, que é composta de gás natural que expele chamas há milhares de anos. O local está situado nos arredores da cidade e não há estrutura turística. Mesmo assim, foi interessante ver o fogo que nunca se apaga.

Baku

 

  1. O que te surpreendeu?

Baku

Por ser um destino muito desconhecido pelos brasileiros, pouco sabíamos sobre o país. Na verdade, quase tudo em Baku nos surpreendeu, desde a simpatia e prestatividade da população à rica cultura milenar aliada à modernidade pós período comunista.

 

  1. Aquela dica que você daria a um amigo!
Baku

Nizami Street durante a noite.

Após se encantar com o comércio da Nizami Street, faça uma caminhada no Boulevard, curtindo a brisa do Mar Cáspio.

 

É incrível como algumas cidades nunca passam pela nossa cabeça né?! Baku foi uma delas, mas depois desse segundo post ela entrou definitivamente para a minha lista! Um obrigadão para a Gabi por participar da nossa coluna aqui no blog! E para saber mais sobre Baku, sob o ponto de vista da Gabi, basta clicar aqui, mas não se esqueçam que a Gabi já tem mais de 30 países no currículo e que tudo isso está lá no Projeto 101 Países.

E você, tem AQUELA cidade que te encantou durante uma viagem? Divida com a gente a sua experiência, é só responder essas cinco perguntinhas do texto, juntar algumas fotos e enviar para o e-mail zuca@zigadazuca.com.br. Será muito bacana tê-los fazendo parte do Ziga da Zuca. 😉

Semana que vem tem mais post do A Sua Viagem pra vocês Pessoal!

Beijooo!

 

Fotos: Gabriela Moniz

 

Para ver quem já participou do A Sua Viagem, clique aqui.

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

4 Comments

    • Eu quem agradeço pela sua participação Gabi!
      A casa é sua, volte quando quiser!
      Beijão!

      Post a Reply
  1. Oi achei interessante seu blog conheci uma linda mulher em Baku Azerbaijão
    Fico agradecido pelo seu blog e em breve possível estarei nesta cidade linda

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!