Quanto custa casar na Itália!

Resolvi escrever esse post por conta das muitas perguntas que tenho recebido das noivas que estão pensando em se casar na Itália. Já contei aqui como foi o casamento e aqui como se casar na Igreja, agora vou falar mais um pouco sobre os serviços, detalhes e alguns preços (que tentei atualizar com os fornecedores), para que você saiba quanto custa casar na Itália de forma bem prática e direta.

Casamento na Itália

Cerimonialista

Se é uma missão quase impossível casar (no Brasil) sem uma cerimonialista, fora do Brasil (em outra língua então), nem se fala! Ou seja, você precisará de um profissional para cuidar das coisas lá. Já recomendei a Simona neste post, mas vou recomendar de novo! Pelo simples fato de que é difícil encontrar alguém eficiente e confiável, e a Simona é essa pessoa!

Na nossa última conversa, ela me disse que tem focado cada vez mais em casamento de luxo, mas se você tiver interesse em fazer algo mais simples, acredito que numa conversa tudo se resolva.

Valor: 900 a 1500 euros (o critério para definir depende do tipo de casamento)

 

Cabelo e Maquiagem

Ambos serviços foram contratados pela Simona e ambos foram impecáveis, gostei muito e recomendo.

Não tenho os contatos, mas os nomes delas são Alessia (maquiagem) e Sílvia (cabelo).

Preço (pago a Simona): 480 euros

 

Manicure

Esse foi o meu grande porém, no quesito mulherzinha, pois saí do Rio com as unhas feitas, mas claro que queria fazer as unhas na véspera do casamento de novo, então marquei uma manicure no dia da prova do cabelo (véspera do casamento). O problema foi que a cabeleireira que foi fazer a minha unha e ela não sabia fazer! Só que ela não me disse isso antes de tirar o meu esmalte… Aliás, ela não me disse. Então no final das contas a unha ficou muito mal feita. Eu realmente abstraí esse fato, porque como disse antes, não estava seguindo a linha noiva neurótica e fiz por menos. Me dei por satisfeita que o cabelo e a maquiagem, que eram os mais importantes estavam ótimos.

Outra coisa, não tive como procurar outra manicure porque a véspera do casamento era feriado, então estava tudo fechado. Mas do jeito que queria passear com os amigos, nem pensaria em trocar Pisa por uma manicure. Hehehe

Dica: Vá com as unhas feitas e se certifique com a Simona sobre a manicure, se terá ou não, no final eu nem paguei pelo de serviço. Mas é legal casar com as unhas bonitinhas né?

Preço (manicure e pedicure): em torno de 40 euros.

 

Vestido

Quando veio a decisão de casar na Itália pensei em diversas coisas, dentre elas em comprar um vestido na liquidação do Reveillón (mão-de-vaca-pra-caraca), mas ao amadurecer a ideia e ver que o casamento não seria aquela coisa tão simples que eu achei num primeiro momento, pensei em comprar um baratinho na internet, mas aí tem aquele lance de provar e tals, foi quando uma amiga me disse para eu ir numa loja de aluguel de vestidos e provar alguns para me dar parâmetros para eu comprar na internet. E ainda bem que eu fiz isso, pois o modelo que eu havia gostado na internet ficou péssimo em mim! Então fica a dica Galera, sempre prove o vestido antes! Pode parecer óbvio, mas aposto que existem outras noivas mão-de-vaca por aí que devem ter ideias semelhantes as minhas. hehehe

O que eu não sabia é que eu poderia alugar o meu vestido e levar para a Itália sem problema algum! Basta você avisar na loja que vai casar fora e eles vão te dar um prazo maior para devolver o vestido, simples assim! Sem estresse, preço mais alto (pelo menos para mim não teve) ou maior burocracia.

O aluguel do meu vestido foi no Pronuptia Noivas no Rio, mas estive em outras lojas que acharam super normal o aluguel para o exterior.

Dica: Para você não sair pela lua de mel tendo que carregar um vestido de noiva (não faça isso com a sua mãe também, please!), procure dentre os seus convidados alguém que retornará mais cedo pra casa, sempre tem aquele amigo que encaixa o casamento no final da viagem. No meu caso, levei uma mala extra, coloquei os ternos e calçados do Tales e do meu pai, o vestido e as roupas da minha mãe e prima, e entreguei para uma amiga (que estava com pouca bagagem, se a pessoa estiver com muita, esqueça!) que voltou para o Rio no dia seguinte ao casamento. Claro que paguei o táxi dela para o aeroporto tanto em Florença quanto no Rio, afinal carregar uma mala extra é brabo né?

 

Fotografia

A Simona me apresentou três opções de fotógrafos, escolhi a Rosapaola pelo portifólio dela e gostei do trabalho.

Valores (depende do fotógrafo, da quantidade de horas e se será em Florença ou não): 950 a 1800 euros

 

Vídeo

Como eu sempre amei fotografia e como o preço que a Simona me passou pelo serviço de vídeo estava beeeem salgado (1000 euros), fiquei até o último momento decidida a não ter esse serviço, mas poucas semanas antes do casamento meu pai disse que queria um vídeo (e eu percebi o quanto queria também), aí fui atrás de um cinegrafista por conta própria, foi quando a Babi do Brasil na Itália me salvou de novo!!! Ela jogou a pergunta no Pergunta para o Brasil na Itália e foi quando me indicaram o Dimedia Studio, que me fez um ótimo preço pelo vídeo e pelo trailer. E olha, o trabalho deles é muito bom! Já falei para o Marco que se eu tivesse ficado sabendo dele antes, teria feito foto e vídeo com ele, não que eu não tenha gostado da Rosapaola, mas acho que gostei mais dele!!! Hehehe

Fotos (entrega apenas de fotos digitais): 1100 euros

Vídeo (com entrega): 1210 euros

Para ver a tabela de preços, clique aqui.

Preços para pacote full day: Making of + Cerimônia + Festa

Para facilitar a vida das noivas, o Marco tem conta no Brasil e ele me disse que pode parcelar o valor até a data do casamento como é feito aqui.

 

Carro

Existem serviços de carro para levar a noiva para a Igreja, mas achei caro (sou mão de vaca né?), então combinei um táxi com a Simona mesmo e deu tipo uns 11 euros do meu apê para a Igreja.

Preço: 350 euros

 

Igreja e Padre

Casamento em Florença

Como já contei aqui, eu não escolhi nem a Igreja, nem o padre, casei onde toparam casar dois estrangeiros e onde a Simona conseguiu um padre que falasse português, mas posso lhe garantir que a escolha não poderia ser melhor, pois a igreja Chiesa di San Fillipini) era linda e o padre muito, mas muito bacana.

Preço: 500 euros

 

Missa

Casamento na Itália

Toda cerimônia de casamento na igreja católica na Itália é uma missa. Então seria interessante, levar um jornalzinho daqueles da missa em português para os seus convidados acompanharem a cerimônia. Você encontra deles bem fácil na Edições Paulinas. Eu levei e deixei os meus com o Padre Sergio, de repente você use dos meus mesmo, mas é sempre bom garantir.

 

Decoração

Escolhi fazer a decoração da Igreja e do hotel com girassóis, como estávamos em apenas 27 pessoas, foi bem tranquilo.

Preço (depende do tipo de flor e da quantidade): em torno de 300 euros

A Simona quem resolveu e recebeu a grana.

 

Recepção

 

Escolhi o Hotel Minerva porque ele apresentou o melhor custo x benefício em relação aos outros. E ainda tinha um terraço com uma vista linda. O único motivo para eu não ter feito a recepção lá em cima era porque o tempo estava instável e poderia chover, além de ser uma área comum aos hóspedes, ou seja não teria privacidade de estar sozinha com os meus convidados.

Casamento na Itália

Mas depois a gente subiu lá e fez uma bagunça jogando o buquê e os arranjos de mesa! 🙂

 

Almoço

Casamento na Itália

Escolhi o almoço mais simples do bufê do Hotel Minerva, que era composto de um coquetel com champagne, seguido de cinco, sim CINCO, pratos (a la carte para todos os convidados) e uma sobremesa. Depois café, chá e biscoitos.

Era muita comida!!!! E muita comida boa!!! Hehehe

Preço por pessoa: em torno de 90 euros + imposto (Vat = 10%)

 

Bolo

Casamento na Itália

Como a sobremesa do almoço era Sorbet de Pêssego com Prosseco, eu disse que queria um bolo de chocolate e ele foi de chocolate com frutas vermelhas e estava divino – só não comi mais por conta de toda a comilança prévia, que eu contei ali em cima.

O porém foi a cor do bolo, a Simona querendo fazer tudo combinar fez ele amarelo como os girassóis (lembra?), aí ficou essa coisa linda (só que não). Não ser noiva neurótica tem dessas… Mas eu mantive meu momento zen e só ri desse detalhe.

Preço: 6 euros por pessoa

 

Bem casados e lembranças

Casamento na Itália

Eu amo bem casado e queria ter no meu casamento, já a minha mãe adora aquelas lembranças com amêndoas confeitadas, então decidimos levar os dois. Na verdade quem fez o favorzão de levar os bem casados foi o meu padrinho e ele não teve problema algum de entrar com eles na Itália. Mas confesso que fui no risco sem saber se podia ou não, aliás ainda não sei se foi sorte ou se pode mesmo.

As amêndoas (nos saquinhos e numa cesta) nós levamos e também foi tranquilinho.

 

Confete

Casamento em Florença

É muito comum o uso de confetes na saída dos noivos da Igreja, na verdade o confete é o substituto do arroz, por conta dos pombos. A Simona me disse que o saquinho com os confetes custariam 3 euros cada, aí conversando com a minha mãe, ela resolveu fazer os saquinhos personalizados e chegando em Florença a Simona nos deu os confetes.

É apenas um detalhe, mas achei muito bacana o pessoal jogando confete na gente!

 

Música

Eu sabia que o casamento seria bem light, mas como gosto de dançar perguntei a Simona quanto custaria um DJ, mas ele seria caro (em torno de 1100 euros). Então perguntei quanto custaria para colocar um mp3 na hora da recepção e almoço e foi uns 100 euros.

Mas como a esperta aqui não testou o som antes (mais uma vez Pisa era prioridade), o aparelho não se entendeu com o celular do Zuco e no final das contas usei a playlist light da aula de alongamento da minha amiga que é professora de educação física. E quer saber? Foi ótimo! Depois da comilança ninguém estava na vibe de dançar!

De qualquer forma, a Simona me passou que uma banda por seis horas custa algo em torno de 1500 euros.

 

Música na Igreja

Casamento na Itália

A Simona me passou os valores dos músicos, seriam dois e eu poderia escolher entre violino, piano, etc. Optei pelo violino porque o Zuco toca e adora – se bem que pouco depois ele começou com o piano também. De qualquer forma, o duo de violinos ficou perfeito!

Preço: 500 euros (duo) ou 300 euros (um)

 

Acho que isso é tudo!!! Caso você tenha alguma dúvida, deixe na caixa de comentários que eu respondo, é melhor deixar aqui do que inbox, pois a sua dúvida pode esclarecer a de outra pessoa.

Esses valores foram atualizados em outubro de 2014, mas conversando com a Simona, ela me disse que os preços podem ser flexíveis! No meu caso, eu parcelei o pagamento em três vezes.

Espero que o post tenha ajudado ou esclarecido algo!

Casamento em Florença

 

Saudades do meu grande dia!!!! Aiai…

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

51 Comments

  1. Nossa, esse post está demais! Perfeito para quem quer casar na Italia.. passarei para umas amigas interessadas! 😉

    Post a Reply
    • Que bom que você gostou Clau!!!!
      Tentei responder as dúvidas mais frequentes das noivas que me procuram!
      Beijo grande e obrigada pela visita! 🙂

      Post a Reply
  2. Muito obrigada Natália!!!
    Ajudou e muito teu post!!!
    Ainda estou fechando o hotel. Não vejo a hora de passar pra decoração, fotógrafo e vídeo!!!
    Beijinhos!

    Post a Reply
    • Essa fase de organização é estressante e gostosa ao mesmo tempo!!! Aproveite Clarissa!
      Feliz pelo post ter lhe ajudado!
      Beijo grande!

      Post a Reply
  3. Que lindooooo! Amei o post! Super legal para quem quer casar na Itália. Um super casamento! Tudo lindo! Beijo

    Post a Reply
  4. D++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Florença é linda!!!!!!!!!!!!!

    Post a Reply
  5. Já pode casar na Itália também?! Assim, com o mesmo marido, mesmo 🙂 acho que ta aí uma excelente opção para renovar os votos e comemorar 10 anos de casada. Vou salvar nos favoritos e me aguarde com as dúvidas!!
    beijão querida!

    Post a Reply
    • Acho que vale muito hein Camilla?!?!
      E vamos combinar que casar com o mesmo marido é tudo de bom!!!! hehehe
      Pode vir com as dúvidas, será um prazer ajudá-la no que eu puder!
      Beijão!

      Post a Reply
  6. Ei Nathalia, adorei sua experiência e os detalhes. Topa dividir com a gente no blog BH Casamentos?? Conversamos 😉 beijoss

    Post a Reply
  7. Oi Natália,
    QUe ótimo que você fez esse post. Tem um monte de gente que quer se casar em Florença com mil dúvidas, eu passo sempre o seu contato. Como noiva, quem melhor do que você para contar os detalhes, né?
    Parabéns pelo novo layout do blog, pela linda festa e espero que volte mais vezes aqui na Itália para me visitar.
    Um beijo grande,
    Babi

    Post a Reply
    • Que delícia receber essa sua visita Babi!
      Obrigada pelo elogio, pelas indicações, por me apresentar a Simona e por compartilhar desse momento tão especial comigo! Também espero voltar logo a Florença, Toscana ou Itália de uma maneira geral e lhe reencontrar! Saudades!
      Beijo enorme em toda a família!!!

      Post a Reply
  8. Olá, Nathalia! Seu padre por acaso foi o P. Mauro?

    Post a Reply
    • Oi Ana!!!
      O nome do Padre que celebrou o nosso casamento é Sergio, um italiano que morou 18 anos em Salvador.
      Beijão!

      Post a Reply
  9. Nossa! Adorei esse post, principalmente porque estava procurando informações sobre a média de preços cobrados pelos fotógrafos! Obrigada!!!! 🙂

    Post a Reply
  10. Parabéns pelo post. Amei! Sei que seu casamento foi na Itália, mas peço dicas para bodas de ouro em Fátima, Portugal. Talvez vc conheça alguém que pode me dar assessoria. Conto com sua ajuda. Bjs

    Post a Reply
  11. Que máximo!!!
    Perfeito! Minha cerimônia na Itália será para umas 30 pessoas!

    Post a Reply
    • Que legal Lidianne!
      E o seu casamento será em Florença também?
      Obrigada pela visita!
      Beijão!

      Post a Reply
  12. Muito bem explicadinho, adorei. Essa é a dúvida inicial que recebo dos noivos: quanto custa?
    Nada mais charmoso e romântico que casar na Itália.

    Post a Reply
  13. Natália, que maravilhoso vc partilhar sua história! Lindo seu casamento, que Deus os abençôe!
    Assim como vc, quero algo muuuuuito simples! E pude ter uma boa base com seu post, pois foi muito bem colocado cada detalhe!
    Mas ainda tenho váaaaarias dúvidas! Se puder me ajudar, desde já agradeço 🙂
    Uma delas é se vc sabe, por meio da cerimonialista, se os parâmetros para casar na Itália são os mesmos do Vaticano, em questão que papelada, curso de noivos e afins..
    Outra é se, vc teve a obrigatoriedade de número de convidados, testemunhas, parentes, padrinhos ou algo assim para o casamento na igreja?
    Ainda, queria saber se, entre os padrões de serviço da sua cerimonialista, este é o mais simples com que ela trabalha?
    Um grande bjo

    Post a Reply
    • Oi Larissa!
      Em primeiro lugar, obrigada!
      Sobre o casamento na Igreja, eu escrevi tudinho (papelada, curso de noivos, etc) neste post aqui: http://zigadazuca.com.br/2013/06/como-se-casar-na-igreja-em-florenca/
      Não tive nenhuma obrigatoriedade, quer dizer tivemos um casal de padrinhos para cada um, ou seja, foram quatro. Acredito que esse seja um mínimo para testemunharem, mas vale perguntar.
      Honestamente, eu não sei se esse é o padrão mais simples que ela trabalha, mas tenho quase certeza que sim, pois sou mega mão de vaca, e tentei economizar em tudo! 🙂
      Qualquer dúvida, é só perguntar de novo!!!
      Beijão!

      Post a Reply
      • Natália, obrigaaaaaaaaaaaaaaada! Ajudou muito!
        Mas ainda não casei kkkk
        Estamos planejando e aos poucos tudo vai dar certo, se Deus quiser! Logo mais estarei voltando aqui a pedir sua ajuda 🙂
        Beijo!

        Post a Reply
  14. Olá Natália.
    Vou a um casamento na Itália em maio/2015 Primavera por lá, e será em Florença às 11:00 da manhã.
    Tenho dúvidas quanto ao que usar…. Pode ser tomara-que-caia? Longo ou curto? Qual cor? Mil dúvidas……
    Tem alguma restrição de roupas por lá?
    Agradeço antecipadamente!

    Post a Reply
    • Oi Katia!
      A única restrição que me passaram é sobre ficar com o colo pelado ou com decote. Então, eu sugiro que você use uma pashmina ou algo do gênero. Minhas madrinhas, e as outras convidadas, usaram vestidos curtos, mas as duas usaram um casaquinho. Sobre cor, eu não faço ideia… Acho que não há restrição alguma!
      Beijão e aproveite Florença!

      Post a Reply
  15. Hi Nathalia!
    I love this website!!!!
    it is very helpful and clear.
    Thank you for posting my name and my work on your website!
    Many of your readers are visiting my page and writing me .

    Grazie
    your wedding photographer in Florence Rosapaola Lucibelli

    i will traslate with google traslator:
    Oi, Nathalia!
    Eu amo este site!!!
    é muito útil e claro.
    Obrigado por postar meu nome e meu trabalho no seu site!
    Muitos dos seus leitores estão visitando minha página e escrever-me.

    Grazie
    seu fotógrafo de casamento em Florença Rosapaola Lucibelli

    Eu vou traduzem com o google tradutor:

    Post a Reply
    • Hi Rosapaola!!!
      I’m glad to see you here!
      Your work is very good and all brides will be lucky to have you as a photographer. 🙂
      Best regards!

      Post a Reply
  16. Olá Natália, bom dia.

    Gostaria de deixar os parabéns pelo post!! Suas dicas são muito valiosas para todos que sonham um dia se casar na Itália.

    Eu sou fotografo de casamentos moro no Brasil, e desde que conheci a Itália não tiro da cabeça registrar um casamento por lá, estou em busca de algum casal para que de certo esses registros 🙂

    Se souber de algo, sua ajuda será muito bem-vinda

    Um abraços e sucesso.
    Evandro Domingos.
    http://www.evandrodomingos.com.br

    Post a Reply
  17. Bom dia! Excelente o seu blog… Me identifiquei bastante com a sua história (inclusive sou acupunturista também aqui no RS também… Hehehe). Estou pensando em casar na Itália e gostaria do contato da Simona se possível!?
    Abraço

    Post a Reply
  18. Natália, Tudo bem? Antes de tudo muito obrigada por dividir sua experiência. Eu e meu noivo também estamos tentando casar na Itália em Florença. Você pode me passar o contato da sua cerimonialista? Já tenho a igreja para fazer o casamento, mas ainda estou correndo atrás dos papeis para oficializar o casamento na igreja. Muito obrigada.

    Post a Reply
  19. Oi Natalia adorei o post.
    Também estou organizando meu casamento na Italia, mas em Roma, em maio de 2016.
    Estou feliz em ver que os preços sao muito parecidos. Também estou tentando nao ser uma noiva neurotica, vamos ver o que vem por ai.
    Adorei a dica da manicure, ja estava preocupada com isso… melhor me prevenir.
    Depois conto como foi.
    Beijo

    Post a Reply
    • Que legal casar em Roma, Fanny!
      Acho que o fato de estar do outro lado do oceano, dificulta o nosso lado “neurótico” de entrar em ação, aí a gente acaba relaxando mesmo! hehehe
      Depois vem aqui contar como foi o seu casamento!
      Beijão!

      Post a Reply
    • Olá, Fanny! Como foi o seu casamento em Roma? Foi na igreja católica? Teve alguma exigência a mais? Obrigada!

      Post a Reply
  20. Parabéns pelo post! Surgiu a ideia de casar na Itália e sua página mostrou que o sonho pode se tornar realidade. Vou entrar em contado com a sua cerimonialista. Obrigada pelas dicas e já já venho com mais dúvidas rsrs
    Ainda no Mato Grosso? Eu e meu futuro noivo moramos em Sinop-MT. Abraços!
    Luciana

    Post a Reply
    • Que maravilha Luciana!!!
      Espero que seu sonho se torne realidade e que a Simona a ajude a realizá-lo!
      Não estamos mais no Mato Grosso, nos mudamos para Belo Horizonte no início deste ano.
      Depois, mande notícias!

      Post a Reply
    • Luciana, sou brasileira e moro perto de Veneza… trabalho com marketing digital, masssss sou loucamente apaixonada por organização de eventos, meu sonho é ajudar as pessoas a realizarem o sonho de casar por aqui. Se precisar de alguma ajuda, pode me escrever (sem custo fica tranquila 🙂 ) cristianerag@gmail.com.
      Um abraço!

      Post a Reply
      • Acabo de lhe enviar um e-mail 🙂

        Post a Reply
  21. Ola! Adorei seu post! Como posso entrar em contato com o padre que realizou seu casamento? voce gostou dele?
    Obrigada desde ja!

    Post a Reply
    • Oi Patricia!!!
      Gostei muito do Padre Sergio, mas quem fez toda a ponte entre nós foi a Simona, e eu nem cheguei a pegar o contato dele.
      Desculpe não poder lhe ajudar!

      Post a Reply
  22. Oi, Amei
    vou seguir tuas dicas, 2018 vamos nós

    Post a Reply
  23. Natalia, vc sabe me dizer se esses valores estao atualizados??
    Beijos!

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!