História e Arte nos Metrôs de Moscou

Já expliquei como usar o metrô em Moscou aqui, agora é hora de admirá-los! Não é lenda! Eles são lindos mesmo, tudo aquilo que eu havia lido e visto em fotos confirmou-se: Ir ao metrô já é um passeio por si só!
Eles são super profundos, daqueles que a gente não vê o final da escada rolante, a explicação é que algumas estações construídas durante a Segunda Guerra Mundial ou que passam sob o rio Moscou foram planejadas para serem abrigos seguros em caso de bombardeio.

As escadas rolantes são enormes, leva-se cerca de 3-4minutos para descer ou subir tudo. As pessoas lêem na escada. E mais: tem um operador de escada rolante em cada estação, como se fosse um ascensorista.

A seta aponta para o ascensorista da escada rolante.
Anotei os nomes das estações mais bonitas para não deixar de vê-las!

Reparem nos mosaicos que ficam no teto da estação Bieloruskaia, além de belos, reportam muito a União Soviética e a ideologia comunista, sempre passando uma imagem de alegria.

Durante a era stalinista, entre os anos 30 e 50, foram construídas as estações mais grandiosas e luxuosas, um exemplo delas está na Komsomolskaya…
E na Mayakovskaya

Além das citadas acima, temos outras da mesma época, onde notamos como a ideologia da revolução comunista ainda está presente, em especial pela simbologia vista através da estrela, foice e martelo, e também pelas estátuas ou mosaicos que remetem ao trabalhador, geralmente executando seu ofício ou claramente feliz.

Mas de qualquer forma, mesmo as estações mais “simples” que eu fui, possuíam bancos de mármore e algum detalhe em especial, construções imponentes, que passam a idéia de grandeza, força e beleza, características marcantes da Rússia, na minha opinião.
Resumindo, Moscou realmente exala história pelos poros, então aproveite que sua rede de metrô cobre muito bem a cidade e a passagem é barata, para curtir essas verdadeiras obras de arte de maneira informal e homeopática.

 

Organize sua viagem com o ZigadaZuca:
Nós oferecemos apenas produtos que já testamos e que sempre utilizamos em nossas viagens.
Ao utilizar estas ofertas você não paga nada a mais, recebe um excelente serviço pelo melhor preço e ainda ajuda o blog.
.

        

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

4 Comments

  1. Lindo demais! Sao praticamente museus subterraneos! Uma pergunta: me disseram que é meio complicado tirar fotos, meio proibido, mas pela quantidade de imagens no post, é verdade ou não?
    bjus

    Post a Reply
    • Eu ouvi dizer isso sobre os metrôs de São Petersburgo, mas fiz várias fotos, sem me esconder, na frente dos guardas e não tive problemas em Moscou ou São Petersburgo. =)

      Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!