Você já viu um Halo Solar?

Você sabe o que é um Halo Solar?

Os halos solares são uma espécie de arco-íris que aparece ao redor do sol. O fenômeno se forma quando os raios do sol são refletidos pelos cristais de gelo que estão suspensos nas nuvens mais altas. Geralmente o halo tem duração de aproximadamente 15 minutos, até que a nuvem se desloque do lugar. Na cultura popular, o halo solar significa mudança de tempo. (Fonte: O Globo)

Quando estive em Cuiabá, meu pai mandou um SMS falando do halo solar que havia chamado a atenção dos cuiabanos no dia em que eu havia chegado lá, mas honestamente não cheguei a vê-lo (imagem: O Globo). O que eu posso dizer, é que no dia do halo o calor e sol estavam muito fortes, e no dia seguinte choveu bastante!

Ontem o Tales me mandou um e-mail mostrando a presença dos halos solares em São Paulo (imagem: G1).

E ainda ontem, vi que o dito cujo também deu o ar da graça em Florianópolis (imagem: Diário Catarinense).

Mas por que estou escrevendo sobre isso?

Em setembro de 2009, quando chegamos em Uyuni (Bolívia), o céu estava incrível, cheio de halos… Os moradores estavam super intrigados, uns diziam que era o fim do mundo, algo extra terrestre, etc. Várias emissoras estavam chegando lá para registrar o fenômeno, que realmente estava demais!

E nós não sabíamos do que se tratava direito, inicialmente pensamos que fosse uma característica local, mas com a reação dos nativos, percebemos que ninguém sabia do que se tratava.

Para finalizar, segue uma panorâmica do céu de Uyuni, com direito a trilha sonora boliviana e tudo!

E você, já viu algum halo solar? Conta aqui onde foi!!!

Fotos e Vídeo: Tales Lobosco (Uyuni)

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

4 Comments

  1. Ontem aqui em Iguape (litoral sul de São Paulo) havia um halo em torno do sol numa boa parte do dia e estava muito calor. De noite o tempo virou e caiu um temporal com um vendaval de assustar! Pena que não tirei nenhuma foto…
    Bjs
    Carla

    Post a Reply
  2. Lindo!!Adorei as suas fotos de Uyuni! Eita lugar especial!

    Post a Reply
  3. Qunado estivo em Uyuni e haviam esses vááários halos, fiquei impressionada! Nunca soube direito o que era aquilo… Só vim a descobrir com a mensagem do meu pai, quando eu estava em Cuiabá no mês passado. É mole?

    E Deise, essas são só as fotos do céu de Uyuni, imagine as do Salar! Lugar muito especial mesmo… =))

    Post a Reply
  4. Que demais, Natália!

    Se só um halo como o que apareceu aqui em Brasília na semana passada já foi espetacular, imagina vários como esses!!!

    Incrível!

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!