Como escolher a sua Companhia Aérea?

Depois daquele drama que infelizmente, protagonizei com a Webjet, e após ouvir as mais diversas opiniões sobre o assunto, como por exemplo “Isso acontece com qualquer companhia…” ou “No mês anterior foi a Gol”, etc. Pedi a um conhecedor do assunto, o Leonardo Marques doMelhores Destinos , para fazer uma comparação das companhias aéreas brasileiras. Até porque em meio a tantas promoções, é importante que a gente obtenha outros parâmetros além do preço, para escolher com quem voar.

Para quem não conhece, o Melhores Destinos é um blog especializado em passagens aéreas em promoção. O site é atualizado diariamente com promoções e principalmente com dicas de como conseguir passagens aéreas baratas. O site sempre faz pesquisas de preços e muitas vezes divulga passagens aéreas promocionais que nem estão sendo anunciadas nos sites das companhias aéreas.

Então com a palavra, Leonardo:

Todos os dias recebo pelo menos uns 10 comentários/e-mails de pessoas reclamando de companhia aéreas, tanto nacionais como internacionais. A frase que mais leio é: Não vôo na companhia aérea XXXX nunca mais. Nesse XXXX já li o nome de praticamente todas companhias aéreas que voam no Brasil.

Não existe “A melhor” ou “A pior” companhia aérea, o que existe são qualidades e defeitos mais comuns em determinada companhia aérea.

Hoje vamos fazer uma avaliação das companhias aéreas nacionais utilizando alguns critérios que normalmente são utilizados na hora de escolher uma companhia aérea.

Preço

Atualmente a Webjet é a companhia aérea que frequentemente tem os menores preços no Brasil. Em alguns trechos a Azul também tem preços imbatíveis praticamente o ano todo. A Trip também tem preços muito bons nos voos diretos entre grandes cidades.

Em termos de promoções, Azul, Webjet e GOL são as que mais fazem promoções.

Espaço

No Brasil três companhias aéreas oferecem o que podemos classificar como um bom espaço entre as poltronas, a Avianca (81cm), a Azul (79cm) e a Trip (79cm). TAM (74cm) e GOL (75cm) tem quase o mesmo aperto, sendo que na TAM é um pouquinho mais apertada. A Webjet tem o menor espaço 73cm.

Pontualidade

Em 2010 a Azul tem sido a empresa aérea mais pontual e a Webjet a menos pontual.

Atendimento

Esse fator é bem relativo, mas pela minha experiência voando e pelos relatos dos leitores do Melhores Destinos o atendimento da Azul é disparado o melhor, seguido pela TAM e Trip.

Serviço de bordo

Nesse critério TAM, e Avianca estão na frente, seguidas pela Trip e pela Azul.

Programa de Fidelidade

Atualmente o Smiles (da GOL) tem se destacado como a melhor opção tanto para acumular pontos, quando para emitir as passagens nacionais. Para quem pretender emitir passagens pro exterior o TAM Fidelidade tem a grande vantagem de ser parceiro da Star Alliance. Os programas de fidelidade da Azul e da Avianca são menos interessantes, já Webjet e Trip não têm.

Aviões

Antes de entramos nesse assunto é bom lembrar que um avião com 10 anos de uso não é um avião velho. A vida útil de um avião é bem longa. Dito isso…

TAM e GOL tem uma frota composta, em sua maioria, por aviões novos, vindos direto da fábrica, mas elas têm sim alguns aviões mais velhos.

A Azul é única empresa brasileira que tem apenas aviões novos, nenhum tem mais de 3 anos.

A Avianca tem excelentes A319, recém fabricados e também Fokker-100 com média de 15 anos.

A frota da Trip é como da GOL e da TAM, a maioria dos aviões são novos. Já a Webjet tem apenas aviões 737-300 com muitos anos de fabricação, na média mais de 12 anos.

Author: Natália Gastão

Fluminhoca (fluminense + carioca) experimentando a vida mineira em Belo Horizonte, fisioterapeuta, acupunturista e viajante. Apaixonada pelo Rio e por viajar, sofre de tensão pré e depressão pós viagem, não pode ver uma promoção de passagem aérea e quer ir para tudo quanto é canto.

Share This Post On

4 Comments

  1. Foi show a explicação do Leonardo.
    Eu tenho uma predileção pela TAM, apesar de algumas incomodações. Mas acho que ultimamente está dentro do Padrão.
    Estou com um problema, sendo resolvido com uma que voei recentemente, o post está pronto, mas como estão resolvendo bem até agora, vou aguardar para publicar o Post, com o desfecho.
    Valeu Natália!!!

    Post a Reply
  2. Adorei o texto! eu gosto de viajar pela TAM. Claro, tem atrasados e tudo mais. Pra mim, é a que atende a maioria dos requisitos do texto 😉

    Post a Reply
  3. Também adorei o texto!!! Realmente o Leonardo foi muito generoso dividindo seus conhecimentos aqui.
    Até o meu episódio com a Webjet, eu não possuía restrições com a mesma, agora é fato que eu não vôo com eles!
    Gosto da Gol, ela sempre me atendeu bem e possui facilidade na troca de milhagens. A TAM que nunca estava na minha lista de prioridades, subiu significativamente na minha “lista”, pelo seu ótimo atendimento quando eu mais precisei (caso da Webjet).
    Mas no momento, a Azul tem sido imbatível desde que entrou no mercado! Tanto no quesito pontualidade, serviço de bordo, bom atendimento e espaço na aeronave, só gostaria que seus preços fossem mais acessíveis.
    Ainda não voei pela Trip e Avianca, mas já ouvi falar bem do serviço de ambas.

    Post a Reply
  4. A Anac deveria obrigar as companhias aéreas a informar a idade, o estado e os recentes defeitos apresentados no avião em que vamos viajar na hora da venda da passagem. Na hora do embarque eles colocam um teco-teco qualquer e a gente tem que aceitar. Ainda por cima colocam aqueles corredores escondendo a vista para que não vejamos o estado lastimável em que o avião se encontra.

    Post a Reply

Mantenha este blog vivo, comente!